pexels-gustavo-fring-4149042.jpg

INVISÍVEL | I&D EMPRESAS| COVID-19|2020

O projeto nasceu da área de inovação e sustentabilidade e do Lusíadas Knowledge Center na resposta ao desafio da empresa parceira Positive Benefits face aos vários desafios emergentes relativos à deteção da infeção SARS-CoV-2. Do qual surgiu a oportunidade da elaboração de uma candidatura ao Sistema de Incentivos relativo às Atividades de Investigação e Desenvolvimento e em  Infraestruturas de Ensaio e Otimização (Upscaling) no Contexto do Covid-19.

A candidatura foi enquadrada através dos parceiros Hospital de Cascais, Positive Benefits e SGS de forma a responder a vários desafios presentes nas várias técnicas de diagnóstico da infeção SARS-CoV-2 por RT-PCR. As mesmas estão dependente de uma complexa logística para colheita e envio de amostras (de elevado risco biológico), acesso a laboratórios dotado de capacidade técnica, dispendiosos e morosos, não permitindo resultados imediatos, Durante este tempo acresceu a problemática e difícil execução de recolha de amostras por pessoas qualificadas em locais apropriados no tempo quarentena, ou em isolamento social e a especificidade (associada aos falsos negativos) está limitada a 60-80% (Tang et al, J Clin Microbiol, 2020), o que dificulta a tomada de decisão e a monitorização da epidemia.

 

Esta candidatura, surgiu da necessidade urgente de encontrar soluções de diagnóstico inovadoras ajustadas à realidade desta COVID-19,  O invisível surgiu de uma solução encontrada através de parceiros internacionais de investigação de várias universidades inglesas – Cambridge, Bath e Reading com experiência comprovada e especializadas em testes serológicos com recurso a nanotecnologia na identificação de agentes patogénicos com possibilidade de quantificação de anticorpos IgM, IgG e IgA.

 

OBJETIVO

UMA PLATAFORMA DIGITAL PARA NECESSIDADES ATUAIS INTERVENÇÃO NA SAÚDE

O fluxo de doentes dentro do ambiente hospital também está atualmente dificultado pela ausência de uma técnica de diagnóstico rápido, dado que a necessidade de repetir testes condiciona a alocação de doentes ao ambiente de cuidados adequados às suas necessidades, podendo contribuir para o aumento da transmissão nosocomial de SARS-CoV-2.

 

Portanto, a disponibilização de uma forma de diagnóstico mais rápido e fiável é uma prioridade incontornável para o sucesso no controlo da pandemia no medio e longo prazo, permitindo:

 i) MONITORIZAR a resposta da população a futuras vacinas;

 ii) QUANTIFICAR a imunidade da população;

 iii) IDENTIFICAR qual a mutação do vírus ativa na comunidade.

 

Reconhecendo as necessidades clínicas e epidemiológicas identificadas referidas, leva a que este projeto altamente inovador com um conjunto de parceiros ‘stakeholders’ internacionais  possa validar uma nova tecnologia.

.

Invisível  como projeto de investigação e desenvolvimento está organizado num processo constituído por 8 principais atividades  - work Packages (WP).

 

PROCESSO

WP1  DEFINIÇÃO DOS REQUISITOS E CONTEXTO CLÍNICO – TRL2

Serão definidos os requisitos do contexto clínico e desenho da prova de conceito, nomeadamente, no que se refere ao fluxo e prognóstico de doentes em ambiente hospital mas também em contexto social.

WP2  CUSTOMIZAÇÃO DE TESTE RÁPIDO SEROLÓGICO – TRL2

Serão avaliados painéis de reagentes do mercado e proceder-se-á ao desenvolvimento laboratorial das tiras multiplexadas em “buffer” e avaliação em amostras de sangue/soro pre-COVID-19 imunizado com anticorpos IgM/IgG/IgA.

WP3  PROTOTIPAGEM E DESENVOLVIMENTO  – TRL2

Nesta atividade serão desenvolvidos e prototipados os conceitos “alpha” e “beta”essencial para operação fluídica da tecnologia.

WP4  VALIDAÇÃO EM LABORATÓRIO BIOLÓGICO E CLÍNICO – TRL3

Serão efetuadas curvas de resposta a diferentes diluições de forma a determinar os ‘cutt off’, limites de deteção, precisão e variabilidade do teste, Otimização do ensaio para garantir performance ajustada ao uso de amostras de sangue sem pré-tratamento.

WP5  DEMONSTRAÇÃO DA TECNOLOGIA EM LABORATÓRIO CLÍNICO – TRL5

Demonstração em ambiente clínico e comparação com ‘state of the art’ laboratorial (teste serológico ELISA e RT-PCR) em grupo de pacientes negativos e positivos SARS-CoV-2.

WP6  OTIMIZAÇÃO     E   GESTÃO   CLÍNICA – TRL6

Nesta atividade será realizada e estudada a otimização da estratégica clínica e de saúde pública, em temos da abordagem em regime de internamento ou em ambulatório.

WP7  EXPLORAÇÃO, COMUNICAÇÃO E DISSEMINAÇÃO  

O objetivo geral desta atividade é definir o plano de negócios e comunicar e disseminar a visão, atividades, resultados, impacto e eventos do projeto ao público.

WP8  GESTÃO DO PROJETO

Pretende-se com esta atividade garantir uma gestão contratual, financeira e administrativa adequado do projeto, incluindo o controle de qualidade das atividades, de forma a atingir os objetivos propostos dentro dos prazos e orçamentos delineados.

PROCESSO

O projeto invisível está organizado em 8 principais atividades - Work packages (WP) que integram o desenvolvimento dos níveis de preparação de tecnologia - Technology Readiness Levels (TRL), desde do seu conceito (TRL2) até à   demonstração da tecnologia em ambiente clínico (TRL6), para uma otimização em regime de internamento ou em ambulatório. O projeto também terá atividades de suporte à tecnologia quanto à sua exploração, comunicação, disseminação e gestão.

 

PARCEIROS

 Um consórcio constituído por parceiros especializados com a promoção de projetos de investigação e desenvolvimento multidisciplinares com atividades de inovação de impacto no âmbito do combate ao COVID19.