1,5M
crianças nasceram como refugiadas
tem origem de apenas 5 países (Síria, Venezuela, Ucrânia, Afeganistão e Sudão do Sul)
72%
dos deslocados não chega a um país desenvolvido
Em Portugal
1537 pedidos de proteção internacional em 2021
Estatuto de
Refugiados
698k
Cidadãos estrangeiros residentes
228
Menores
não acompanhados
127
100
54
Autorização de
residência por proteção subsidiária
Vítimas de Tráfico de pessoas
10 países das nacionalidades mais representativas de cidadãos estrangeiros em Portugal tem como origem a Índia, Nepal, Banglaseh e Paquistão.
Fonte: Relatório de Imigração, Fronteiras e Asilo (SEF, 2021)
A NOSSA MISSÃO
O Welcome Cricket Club contribuirá para a integração de cidadãos/ãs NPT, incluindo pessoas refugiadas e beneficiários de proteção internacional e temporária nos concelhos do Fundão e Odemira, mediante a sua participação em eventos desportivos e interculturais, próximos da sua cultura de forma a motivarem e terem uma maior adesão. Para o efeito utilizará um modelo de intervenção, que combina o envolvimento, a sensibilização e a capacitação, essencialmente em ambientes recreativos e lúdicos, num desafio comum de inclusão. As atividades a desenvolver incluem a participação e o empoderamento de cidadãos NPT de todas as idades com um grande alvo nos jovens, e com uma preocupação significativa da promoção de estilos de vida saudáveis como forma de prevenção das questões de saúde física e mental.
103M
de pessoas foram forçadas
a abandonar as suas casas
32.2M
são refugiados
OBJETIVO ESPECÍFICO 1
Contribuir para uma melhor integração do grupo-alvo, promovendo a sua capacitação e participação em atividades com as comunidades de acolhimento.
OBJETIVO ESPECÍFICO 2
Fomentar hábitos e estilos de vida saudáveis entre o grupo-alvo, através de uma prática de desportiva regular contribuindo para a prevenção da sua saúde física e mental.
OBJETIVO ESPECÍFICO 3
Sensibilizar a sociedade de acolhimento para a participação nas atividades interculturais, promovendo uma maior coesão social.
PRINCIPAIS ATIVIDADES
COMPONENTES
Promover a integração de NPT, incluindo pessoas refugiadas e beneficiários de proteção internacional e temporária, mediante a sua inclusão social, desenvolvimento integral e promoção do diálogo intercultural.
Preparação e Parcerias
Atividades desportivas e interculturais
Atividades de Capacitação de Beneficiários e Técnicos
O NOSSO IMPACTO
COMPONENTE
Preparação e Parcerias
A primeira fase do projeto será naturalmente de estruturação e planeamento da resposta, focando essencialmente na criação das condições necessárias para dar início às atividades propostas. Neste sentido, em estreita articulação com os parceiros do projeto, será delineado um plano que garantirá a efetivação e cumprimento dos objetivos gerais propostos
1. MATERIAIS BASE DE COMUNICAÇÃO
Preparação dos materiais de comunicação institucional do projeto de forma a podermos apresentar uma ideia estruturada e explicativa dos seus objetivos ao grupo-alvo e potenciais parceiros.
3. PROGRAMAÇÃO E CALENDARIZAÇÃO
Programação e calendarização das atividades desportivas e de capacitação de acordo com os indicadores propostos em sede candidatura.
2. PROMOÇÃO DE PARCERIAS
Promoção de parcerias com atores locais para garantir apoio na dinamização das atividades;
4. RECURSOS E CONTRATUALIZAÇÃO
Aquisição dos meios necessários de base para executar as atividades e planeamento de todas as questões necessárias a uma boa execução do projeto, nomeadamente processos contratuais e de auscultação do mercado, assim como contratualização com todas as entidades a envolver no mesmo.
IMPACTO ESPERADO
"# Materiais de comunicação institucional do projeto
# 1 plano/calendário final das atividades a desenvolver
# 2-5 protocolos de parceria
Atividades desportivas e interculturais
Esta ação tem como objetivo promover atividades desportivas enquanto espaço privilegiado para trabalhar aspetos relacionados com a integração e inclusão social de NPT. Nestes momentos mais lúdicos e recreativos, será possível incutir um sentido de pertença e identificação dos beneficiários relativamente à região e comunidade de acolhimento, através do uso simbólico do desporto enquanto "linguagem universal". Nesse sentido, pretendemos também organizar atividades interculturais, que promovam a troca de experiências sociais e gastronómicas, reforçando assim a cidadania ativa e a coesão social.
1. TRIATLO JOVEM
Dinamização regular da modalidade de Cricket/Futebol/Outra (escolhida pela preferência da maioria dos beneficiários, de forma a maximizar a adesão e a diversidade, nomeadamente de género).
CRICKET COMPETIÇÃO
Participação/dinamização de competições oficiais de cricket.
2. DESPORTO PARA TODOS
Dinamização de eventos mensais inclusivos e de experimentação nas modalidades de Cricket, Caminhada e Trail.
CONVÍVIOS INTERCULTURAIS
Dinamização pontual de eventos familiares que promovam a troca de experiências sociais e gastronómicas dos países de origem dos beneficiários.
IMPACTO ESPERADO
# 100 pessoas encaminhadas atividades desportivas
# 100 pessoas do grupo-alvo participantes nos treinos; 60 pessoas do grupo-alvo a participar em torneios
# 100 pessoas do grupo-alvo participantes nos eventos
Atividades desportivas e interculturais
Atividades de Capacitação de Beneficiários e Técnicos
O projeto irá recorrer ao desporto e à troca de experiências culturais como forma de fomentar a coesão social. Nesta perspetiva, e reforçando as atividades anteriores, a Ação III prevê capacitar e apoiar os beneficiários e técnicos no desenvolvimento de soft e hard skills, enquadradas nas seguintes áreas:
1. DINAMIZAÇÃO DO CRICKET
Sessões sobre os fundamentos técnicos e táticos da modalidade (focadas essencialmente para os técnicos locais);
2. EMPREENDEDORISMO
sessões vocacionadas para as temáticas da criatividade e inovação no âmbito da criação de projetos.
3. ASSOCIATIVISMO
Sessões que promovam a criação de um clube/associação local, que a longo prazo tenha a capacidade de congregar as atividades do projeto de forma sustentável, nomeadamente as questões de definição do propósito e regras de funcionamento, assim como esclarecimento de questões jurídicas e contabilísticas.
IMPACTO ESPERADO
# 6 técnicos locais impactados pelas sessões de dinamização do cricket
# 20 beneficiários impactados pelas sessões de empreendedorismo
# 20 beneficiários impactos pelas sessões de associativismo